quarta-feira, 15 de junho de 2011

Método e Sistema de Gestão

          
          Gerenciar é resolver problemas. E, se gerenciar é resolver problemas, há muitas mudanças para acontecer em uma empresa que não tem processos. Na maioria das vezes o gestor não busca a origem dos problemas, fica no centro do labirinto e não consegue visualizar a saída. Já com a origem mapeada e os processos alinhados, pode melhorar as ineficiências e resolver, no menor tempo e com maior benefício, qualquer problema.
Nos processos organizados, levantar, priorizar e resolver problemas são atribuições de um gestor com letra G maiúscula. Para tanto o gestor deve adotar um método para resolvê-los. O mais conhecido e o mais usando é o PDCA (Plan – Do – Check – Act). Em português: planejar, fazer, verificar e agir.
Com o PDCA padroniza-se a linguagem e o entendimento melhora com o aprendizado contínuo. Esta receita direciona a organização para as boas práticas empresariais.
             Dentro do PDCA, um ponto que me chama atenção é que quando a ação que melhora o resultado é imediatamente mantida, estabilizada e praticada, torna-se um novo processo ou melhora um já existente.
            Tudo que conhecemos está ligado a um sistema. Nós somos um sistema. A exemplo de nosso corpo, precisamos do coração batendo, pulmões, rins, enfim, tudo funcionando na mais perfeita harmonia e cada um realizando sua função corretamente para que então possa desenvolver plenamente todas as suas atividades, assim como acontece em uma organização (empresa).
            O sistema de gestão tem mapas do processo nos quais estão descriminadas todas as atividades a ser realizadas. Quem irá fazer o que, quando, como, onde serão registradas e as observações para tudo sair certo.
Para desenvolver um sistema de gestão eficaz, deve-se garantir que todos os meios levem a um único fim: resultados. Certa feita ouvi num comercial: “Devemos investir em dinheiro ou em nós, porque um dos dois vai ter que trabalhar no restante da vida”. Quero garantir que o dinheiro trabalhe para mim, para isso fico atento aos processos e sistemas eficazes, reduzindo o retrabalho e focalizando apenas nos resultados positivos.
® Daniel Trintin

2 comentários:

  1. Como podemos resolver os problemas? Questões que sempre teremos que enfrentar ao longo do nosso trabalho. Sou dono de loja, tento sugerir mecanismos que nos informe as ações de contornos, preventivas e corretivas.

    Parabéns pelas matérias...

    Jayson Braga
    Favorita Rio Decor

    ResponderExcluir