quarta-feira, 25 de maio de 2011

Resultados, como alcançar ? Parte 2 da Gestão

            Liderança, conhecimento técnico e método são fatores decisivos para o sucesso no resultado. Estes fatores não podem ser como uma peça de decoração que é comprada, colocada para mostrar e pronto. Devem ser continuamente cultivadas, tratadas com carinho para que cresçam de forma esperada. 
            Estes fatores deverão ser desenvolvidos diuturnamente e, olhando para o panorama inicial, podemos dizer que um líder faz a diferença. Para isso o líder deve dar condições para sua equipe alcançar o cume da montanha (objetivos). O líder depende sempre de pessoas para atingir seus objetivos, para isso o líder deverá investir um tempo grande no desenvolvimento de sua equipe.
            Mas como um líder pode começar a unir sua equipe para que o objetivo seja alcançado? Bom, algumas sugestões como criar metas possíveis de serem alcançadas, mas que ao mesmo tempo sejam desafiadoras, promover o conhecimento, o domínio do método, contratar profissionais que atendam ao perfil planejado, participar destas contratações, desenvolver várias formas de treinar a equipe, inclusive, às vezes, sendo o professor do curso, inspirar a equipe, pois nem sempre as pessoas trabalham por dinheiro, fazer coaching, orientado e corrigindo quando preciso, promover a cultura de tomada de decisão em cima de fatos e dados, diálogos abertos e francos com a equipe, preservando a verdade mesmo que não seja sobre resultados bons.
            Fácil escrever, mas como implantar? Cultivar, educar, desenvolver são atribuições do único responsável pela mudança, o líder. Estas mudanças são aplicadas com a capacitação dos liderados, principal papel do líder. Outra tarefa árdua do líder é fazer que essas mudanças se tornem cultura da empresa.
             Em um projeto de excelência precisamos ter pessoas apaixonadas pelo que fazem. Nunca vi uma pessoa de sucesso não amar o que faz. O que mais nos deparamos nas empresas são profissionais oprimidos, insatisfeitos, fazendo suas tarefas o mais rápido possível para se livrar da obrigação. Nós que lideramos equipes e convivemos com este tipo de comportamento devemos ter em pensamento: realoque este profissional em outra área, treine, acompanhe, dialogue e se depois de tudo ainda não achar o norte, faça um favor para ambos, mande embora. Amizade, camaradagem, coleguismo não fazem uma empresa se sustentar com resultados positivos. Temos que fazer nossa equipe saber que é muito importante, que nós, em nossa posição, dependemos de pessoas para nosso próprio sucesso, mas que também com tudo isso dependemos de pessoas comprometidas e acreditando nos objetivos traçados.
            Em 2008, quando fiz um curso em gestão de pessoas ouvi a seguinte frase: O líder só será um bom líder se tiver dor de dono. Hoje compreendo bem este ditado. O líder deverá pensar na melhor saída para todas as situações, como se fosse o dono da empresa, viabilizando o melhor e garantindo com isso um resultado positivo. Também tem que proteger sua equipe, amparando quando necessário. Quando falamos em mudanças, seja de comportamento ou até mesmo na cultura de uma empresa, precisamos considerar que estas mudanças demoram, que nossos profissionais levam tempo para assimilar e por em prática. Tempo, nosso eterno remédio para curar os males que afligem a alma, já dizia um grande filósofo.
            Outra coisa que me chama muito atenção para esta mudança cultural é a avaliação do nível técnico para corrigir possíveis desníveis, criando programas constantes de melhorias. Como já li e a prática também me ensinou, precisamos treinar cada vez mais a equipe.
O líder é o facilitador. O conhecimento técnico faz vender e o método nos conduz para o melhor resultado. A conclusão final é que precisamos montar um fábrica de talentos, ter sempre a mão de obra qualificada para ter a melhor performance.
                                     Abraços e boa prática...
          
  ®Daniel Trintin

3 comentários:

  1. O líder também precisa estar sempre com a autocrítica ligada, buscando condições de reflexão dos atos, aberto para novos pontos de vista e aprendizado, o líder também deverá sempre buscar se aprimorar, afinal a mente precisa ser trabalhada e estimulada.

    Beijos
    Barbara Cristina

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  2. Daniel, tenho bastante tempo em administração de venda em móveis modulados e tenho percebido uma mudança,felizmente para melhor, na "cabeça" de quem comanda as lojas de modulados. Penso exatamente como você e acredito que hoje, temos diversos lojistas também com este mesmo pensamento. Investir no nosso pessoal é cada vez mais fundamental; termos ou sermos os líderes esta sendo também a peça fundamental para esta mudança. Hoje nossos fornecedores se tornaram nossos parceiros comerciais e somente assim é que podemos começar a transformar nossa arte de venda em um negócio cada vez mais lucrativo e prazeroso. Acho que o caminho é por aí mesmo.

    Jose Reinaldo - Floripa

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  3. Com certeza nosso caminho não é fácil, mas precisamos construir com uma base sólida e assim chegarmos ao topo com sucesso. Abraços.

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